Se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes .
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
FELIZ OLHAR NOVO EM 2011
Se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes .
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
FELIZ NATAL
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
TDAH, FONO E AFINS ...: Gerência de desempenho escolar
TDAH, FONO E AFINS ...: Gerência de desempenho escolar:
"Os sintomas do TDAH podem se manifestar desde o berço com sono agitado, choro fácil, intensa atividade motora, excessiva irritação, porém, é..."
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Petição Respeito pelas Recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) no atendimento ao parto normal
As recomendações da OMS no atendimento ao parto normal são ininterruptamente ignoradas pelos próprios profissionais de saúde. Estas recomendações baseiam-se fundamentalmente num profundo respeito pela mulher e pelo processo transformativo que ela está a viver, mais pelo seu bebé, sem intervenções desnecessárias, tais como a raspagem dos pêlos, confinar a mulher à cama, CTG contínuo, exames vaginais frequentes por mais de um assistente, entre muitos outros procedimentos, os quais causam desconforto e dor, inibindo a dilatação na mulher. Estas intervenções resultam num elevado número de pedido de epidural, de uma crescente taxa de cesarianas comprometendo muitas vezes a amamentação, logo, a saúde do bebé. Porque o nascimento é o evento social de maior importância e não um evento médico. Aqui mais informações http://www.bionascimento.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=50
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
E O BANHO DE BALDE???
- A partir de quantos anos e até quando podemos dar o banho de balde? Pode-se dar o banho desde o nascimento, sendo inclusive o primeiro banho do bebê. A indicação é de até 6 meses, mas muitas mães continuam dando até 1, 2 anos de idade. Se ainda for agradável ao bebê. Sempre adaptando o tamanho do balde.
- Que balde usar? Existe no mercado uma marca específica que é a Tummytub que custa, aproximadamente, R$ 140,00. Mas, pode-se perfeitamente utilizar o balde comum com capacidade em torno de 15 à 18 litros. Este deve ser esterelizado e utilizado somente para o banho. Deve ter as alças reforçadas, as bordas lisas e largas. Fiquem atentas para que não haja nada em sua superfície que possa machucar a pele do bebê.
- Qual a quantidade de água e a temperatura ideal? A água deve ficar na altura dos ombros do bebê. Lembrem-se que por causa da massa corporal, quando colocamos o bebê na água o nível sobe. Portanto, encha o balde com 1/3 de água, coloque o bebê e depois complete com água até chegar na altura dos ombros. A temperatura deve ser agradável e variando de 37 à 38 graus.
- Por que o banho de balde é bom? A posição fetal, a água quente e as paredes do balde lembram o interior do útero. Com isso, o bebê relaxa e acalma. Ideal para evitar insônias. A água quente, além de ajudar a relaxar, é analgésica, o que colabora para amenizar e evitar as cólicas.
- De que forma devo colocar o bebê no balde? Se o bebê for novinho o enrolamos como um charutinho em uma fralda toalha e com o bebê de frente para nós submergimos o seu corpinho aos poucos na água até a altura dos ombros. Seguramos o mínimo possível o seu pescoço, afim de o seu rosto não mergulhar na água. Como esse banho relaxa muito os bebês tendem a dormir, por isso, devemo ficar atentos para que a cabecinha não tombe. Atenção: NUNCA DEIXE O BEBÊ SOZINHO
- Pode-se dar banho com a função de limpeza? Sim. O banho de balde tem a função de relxar e acalmar, mas também a de higienização. Para tanto, o bebê deve estar nu e o banho deve ser dado normalmente. Iniciando-se pela cabeça, rosto e depois o corpo.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
ORIENTAÇÃO E PREPARAÇÃO À GESTAÇÃO, AO PARTO, PÓS-PARTO, CUIDADOS COM O BEBÊ E AMAMENTAÇÃO
.Módulo I - Preparação para o parto
Módulo II - Pós-parto, Cuidados com o Bebê e Amamentação
sábado, 23 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Darei algumas dicas sobre a chegada do bebê em casa e o 1º banho.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
SEMANA DO BABYWEARING 2010
O evento em São paulo ocorrerá no dia 09/10 (SÁBADO) , no Parque da Juventude as 14h, onde haverá um encontro de mães, gestantes, pais, enfim todas as pessoas que usam ou têm curiosidade sobre o assunto.
No encerramento teremos uma linda apresentação do coral Materna Em Canto se apresentará, junto com a dançarina especialista em dança materna Tatiana Tardioli.
Realização
http://babywearinginternational.org/pages/celebratingaroundtheworld.phpBWB - www.bwbrasil.wordpress.com - Associação dos carregadores de bebês do Brasil e Koladinho Sling www.koladinhosling.blogspot.com
Apoio
www.espacoene.com.br
Mais informações com
Ritta Costa
3774-6274 / 8031-7967
koladinhosling@hotmail.com
terça-feira, 5 de outubro de 2010
terça-feira, 21 de setembro de 2010
O PODER PROTETOR DO LEITE MATERNO
Os detalhes desse relacionamento triplo entre mãe, filho e micróbios do estômago estão sendo esclarecidos por três pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, Bruce German, Carlito Lebrilla e David Mills. Eles e outros colegas descobriram que uma determinada variedade de bactéria, uma subespécie da Bifidobacterium longum, possui diversos genes que permitem que ela prospere no componente indigesto do leite.
O bebê nasce em um mundo cheio de micróbios hostis, com um sistema imunológico destreinado e sem o ácido cáustico do estômago que nos adultos mata a maior parte das bactérias.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
MENOS ADRENALIDA E MAIS OCITOCINA NO PARTO - Entrevista com o obstetra Michel Odent
domingo, 12 de setembro de 2010
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
FIQUE ATENTA A LINGUAGEM DAS CRIANÇAS
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
CURSO DE ORIENTAÇÃO PARA GESTANTES
PROGRAMA DO CURSO AQUI
São realizados em módulos de acordo com a necessidade do casal;
Oferecemos dicas de livros, textos e vídeos referentes ao tema;
São realizados em grupo ou individual;
São realizados na Casa do Crescer ou em domicílio.
TELEFONES: 11-30322914 / 11-78898996
Clarissa N. Cunha Mello
Fonoaudióloga e Educadora Perinatal
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
ATIVIDADES QUE OFERECEMOS
- PSICOMOTRICIDADE – Atividades direcionadas à criança de 02 à 06 anos, com o objetivo de favorecer, de forma lúdica, o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais, motoras, assim como o desenvolvimento da fala e da linguagem.
- ORIENTAÇÃO PERINATAL – Destinada às grávidas, seus parceiros e familiares visando a preparação emocional e física para a gravidez, o parto e maternidade/paternidade. Oferecemos orientações e informações sobre a gestação, parto, pós-parto, aconselhamento em amamentação e sobre os cuidados com o bebê, favorecendo assim, uma vivência tranqüila e consciente da gravidez.
• Esclarecer as dúvidas;
• Aumentar a segurança física e emocional;
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
TESTE DA ORELHINHA TORNA-SE OBRIGATÓRIO
Orienta-se realizar o teste da orelhinha, nos primeiros anos de vida do bebê (3 meses), detectando perdas precoces que possam influenciar no aprendizado da linguagem. Geralmente o exame é realizado no berçário em sono natural, de preferência no 2º ou 3º dia de vida. O tempo de duração varia entre 5 e 10 minutos, não tem qualquer contra-indicação, não acorda nem incomoda o bebê. Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva (uso de agulhas ou qualquer objeto perfurante) e é absolutamente inócuo. A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de Emissões acústicas evocadas (código 51.01.039-9 AMB).
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
ESTUDO CONFIRMA BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA CONTRA INFECÇÕES
Avaliando mais de 4 mil mães, os pesquisadores observaram que apenas 1,4% dos bebês haviam sido alimentados exclusivamente pelo leite materno até os seis meses de idade. E esses bebês apresentavam, significativamente, menores riscos de infecções no trato respiratório inferior e superior e no trato gastrointestinal. Aqueles amamentados exclusivamente por quatro meses também apresentaram bons resultados nesse sentido, mas em menor escala.
“O aleitamento materno exclusivo até a idade de quatro meses e parcialmente após esse período foi associado a uma significativa redução da morbidade respiratória e gastrointestinal em bebês”, escreveram os autores na publicação. De acordo com os especialistas esses resultados são muito importantes, visto que essas infecções são as principais causas de doenças nas crianças. E isso está em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. “Nossas descobertas apoiam estratégias de políticas em saúde para promover a amamentação exclusiva por pelo menos quatro meses, mas, preferencialmente, por seis meses em países industrializados”, destacaram."
Fonte: Pediatrics. Edição prévia de julho de 2010
SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 2010
Dicas para o início da amamentação
02 - Jamais dê complemento (leite em pó maternizado tipo NAN, Nestogeno, etc) a não ser em casos muito graves. O complemento não chega nem perto do leite materno, vai matar a fome do bebê e ele não vai querer mamar no peito o colostro, rico em anticorpos, importantíssimo para o bebê. É como uma vacina natural. O colostro é o que sai do seio antes da descida do leite, são algumas gotinhas amareladas que o bebê ingere.
03 - O leite pode demorar de 4 a 7 dias para "descer". Até lá, não há problema o bebê só tomar o colostro. Ele nasce com muitas reservas de gordura e aguenta essa fase.
04 - Normalmente os bebês perdem até 10% do seu peso, após o nascimento, recuperando em até 14 dias em média.
06 - Procure amamentar num lugar calmo e curta esse momento com o seu filho.
07 - Existem várias posições para amamentar. Sentada, coloque o bebê virado para você, com a barriga encostada na sua, de forma que ele não precise virar a cabeça para mamar. Tenha um apoio para colocar o braço e aparar a cabeça do bebê. Amamentar deitada também é uma boa pedida. Vc deita de lado e o bebê também de lado, um olhando para o outro, e coloca ele pra mamar. Enquanto isso, você pode descansar.
12 - O fato do seio da mãe não encher de leite e nem vazar entre as mamadas NÃO quer dizer que a mãe produza pouco leite.
13 - O fato do bebê querer mamar toda hora também NÃO quer dizer que a mãe produza pouco leite. Observe se o bebê chora mesmo por fome. Geralmente o bebê que ficar no seio para dormir ou para se aconchegar e não é fome. Aos poucos você vai perceber o que significa cada choro.
14 - A maior quantidade de leite que o bebê mama é o que "desce" na hora da mamada e não o que está "armazenado" o seio. Nem todos os seios enchem ou vazam entre as mamadas. Se o seu seio não enche, não vaza, não espirra, não se preocupe. Isso não quer dizer nada. Se ao retirar o leite manualmente ou com a bombinha, você consegue retirar pouco leite, isso também não quer dizer nada. A bombinha só tira o leite que está armazenado na hora.
15 - Evite dar mamadeira ao seu filho. Se for necessário dar o seu próprio leite, dê no copinho descartável. A mamadeira tem um bico muito diferente do bico do seio e o bebê ainda não sabe diferenciar os bicos, ficando confuso e fazendo uma pega errada no seio, podendo machucar e até ocasionar um desmame precoce, pois o leite sai da mamadeira com muito mais facilidade, levando geralmente o bebê a preferir a mamadeira.
18 - Se o bebê ganha peso, e molha as fraldas de 4 a 6 vezes por dia, não há pq se preocupar. Ele está mamando suficientemente.
21 - Após as mamadas, sempre passe o próprio leite do seio e deixe secar naturalmente. Se possível exponha os seios ao sol. O leite é bactericida e cicatrizante e evitará as famosas rachaduras.
19 - Observe bastante a "pega" do bebê. O bebê deve estar com a boca bem aberta, abocanhando a maior parte do seio, quase toda a auréola. A língua do bebê fica em volta do seio em forma de cálice. O bebê não faz barulho durante as mamadas e nem encova as bochechas. Se o bebê não faz uma pega boa, ou mama só o biquinho do peito, sai pouco leite e não estimula a produção, além de provocar rachaduras nos seios.
20 - Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz. Quanto menos mamar, menos a mãe produzirá.
22 - Deixe o bebê mamar o tempo que ele quiser, na hora em que sentir fome. Não estipule regras e nem horários. Deixe que o bebê faça isso. Naturalmente ele entrará no ritmo dele. Adote a livre demanda. A livre demanda não significa que o bebê deve ficar o tempo todo no seio, e sim, que a mãe deve amamentá-lo quando sentir fome. Como no início é difícil de saber se o motivo é fome, as mães em geral oferecem o seio. Os bebês gostam de mamar e normalmente aceitam a hora que for, causando uma falsa impressão de fome. Às vezes seu filho só quer ficar junto de você.
24 - Evite tomar refrigerante, chocolate e bebidas alcólicas amamentando. Essas substâncias passam para o leite podendo causar cólicas no bebê.
25 - O leite materno, além de ser o melhor alimento, ainda possui anticorpos que protegem o bebê. A composição do leite materno muda a medida que o bebê cresce. A mãe produz o leite próprio para o seu filho. Todas as mães, com raras exceções, tem condições de amamentar. Não dê ouvidos aos palpiteiros. Você conhece o seu filho mais do que ninguém.
26 - Ao amamentar, mentalize o leite saindo do seu seio. Isso ajuda bastante!
27 - Confie em você e nos seus peitos ! Tenha auto-estima, determinação e coragem!!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Convite irresistível para o domingo
Em homenagem a Semana Mundial de Aleitamento Materno a Ong BemVindo realizará a "1ª Caminhada BemVindo de incentivo e apoio ao Aleitamento Materno".
Além da caminhada, diversas atividades destinadas às mulheres, mães e gestantes estão programadas, dentre elas palestras e oficinas de aconselhamento em aleitamento materno, de shantala, de slings, douladas (bate-papo e encontro de Doulas – acompanhantes de parto). Além de recreação infantil e contação de histórias.
Leve potes de vidro para doação aos bancos de leite humano. Além de mamadeiras e chupetas para serem descartadas.
Nós da Casa do Crescer, juntamente com o Espaço ENE, Curso de Shantala, Gravidez Ativa e a Gestamater apoiamos e participaremos do evento.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Julho na Casa do Crescer
Além das nossas atividades regulares, teremos Oficinas de Educação Alimentar com Débora Rosa, nutricionista do Espaço E.N.E
As atividades são destinadas às crianças de 01 à 06 anos e nosso horário de atendimento é de segunda à sexta de 09h às 18h30min.
Aproveitem as férias e tragam as crianças para brincarem conosco!!
Entre em contato pelo email clarissa@casadocrescer.com.br ou pelo tel.: 11-78898996 e faça a inscrição de seu(sua) filho(a).
Aguardamos vcs!!
Propaganda de alimentos: novo regulamento garante liberdade de escolha e incentiva alimentação saudável
“O consumidor é livre para decidir o que comer. No entanto, a verdadeira liberdade de escolha só acontece quando ele tem acesso às informações daquele alimento, conhece os riscos para a sua saúde e não é induzido por meio de práticas abusivas”, afirma a gerente de monitoramento e fiscalização de propaganda da Anvisa, Maria José Delgado.
Com a nova resolução da Agência, ficam proibidos os símbolos, figuras ou desenhos que possam causar interpretação falsa, erro ou confusão quanto à origem, qualidade e composição dos alimentos. Também não será permitido atribuir características superiores às que o produto possui, bem como sugerir que o alimento é nutricionalmente completo ou que seu consumo é garantia de uma boa saúde.
Uma das grandes preocupações da resolução está focada no público infantil, reconhecidamente mais vulnerável. Por isso a nova resolução dá especial importância à divulgação acerca dos perigos vinculados ao consumo excessivo de determinados produtos.
Estudos internacionais demonstram que a vontade das crianças pesa na escolha de até 80% das compras feitas pela família. Em maio de 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomendou que os países adotassem medidas para reduzir o impacto do marketing desses alimentos sobre as crianças. O Brasil foi o primeiro país do mundo a apresentar medidas concretas. A nova resolução também atende a uma recomendação do Mais Saúde, o PAC da Saúde..."
Fonte: Anvisa
terça-feira, 25 de maio de 2010
ENCONTRO DE MÃES DURANTE A SEMANA
clarissa@casadocrescer.com.br
Garanta a sua vaga!!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
POGRAMA DE SÁBADO E NOSSOS PARCEIROS
Uma manhã especial com dicas e informações sobre o Desenvolvimento Infantil.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email atendimento@casadocrescer.com.br
Você não pode perder!!
Vejam as pessoas especiais que estão apoiando e divulgando o nosso Encontro de Mães.
Loja virtual de produtos diferenciados feitos por mães empreendedoras para mães, bebês e crianças.
Loja de roupas infantis de SP, com peças para bebês de mamães antenadas, exigentes e que buscam novidades em acessórios e roupas.
terça-feira, 11 de maio de 2010
OPINIÕES EQUIVOCADAS - ENTREVISTA DE ALEXANDRE GARCIA SOBRE PARTO HUMANIZADO
A sociedade agradece!!
Quem está brincando com a saúde?