O desenvolvimento da linguagem começa antes da criança nascer. Ainda dentro da barriga, o bebê já é capaz de responder a sons e sensações vivenciadas pela mãe.
No primeiro ano de vida, a criança se comunica pelo olhar, choro, sorriso, gesto. O adulto mais próximo deve ficar atento a esses comportamentos, respondendo às necessidades da criança e estimulando-a.
Quando começa a falar, ela usa uma mesma palavra para nomear várias coisas. Atentos, os pais, tios, avós, babás e professores devem responder de forma correta, clara e simples, mostrando, sempre que possível, o objeto de que estão falando.
IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
Deve-se aproveitar as situações do dia-a-dia, como a hora do banho, da alimentação e da troca de fraldas para estimulação da criança, através de conversas e perguntas.
Saiba escutar o que a criança tem a dizer.
A aquisição do vocabulário da criança está diretamente ligada ao que ouve, portanto converse, cante, relate, explore todos os momentos em que estiverem juntos.
Não esqueça:
A criança aprende por meio de suas experiências e o papel dos adultos é proporcioná-las!
ATITUDES QUE AJUDAM A CRIANÇA A DESENVOLVER A LINGUAGEM
• Aproveite os momentos de maior atenção da criança para conversar com ela, usando palavras simples e frases curtas, falando de igual para igual.
• Pronuncie corretamente as palavras, usando boa articulação e entonação.
• Devolva sempre as palavras ditas pela criança de maneira correta e motivadora, sem infantilizar a sua fala
• Valorize o contato com a criança: o toque, o olhar são manifestações essenciais.
• Dê pequenas ordens, como "pegue um copo para a mamãe", "jogue um beijo para a vovó"
• Explore a língua, os lábios e as bochechas. Brinque com isso! Faça caretas, barulho de carro (vibrando os lábios), jogue beijo, encha as bochechas de ar e solte-as...
Não é preciso um momento próprio para essas estimulações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário