quinta-feira, 18 de novembro de 2010

E O BANHO DE BALDE???

Algumas de vocês já devem ter ouvido falar no banho de balde. Resolvi escrever aqui para as mulheres que estão se preparando para engravidar e para as recém mamães que ainda não conhecem. Vou falar um pouco de seus benefícios e de que forma se dá um banho de balde.
A idéia surgiu de especialistas, em 1997, na Holanda. Eles tinham a intenção de comprovar que é possível transmitir ao bebê as mesmas sensações do ambiente intra uterino, facilitando assim, a  adaptação ao mundo aqui de fora.
Algumas perguntas frequentes:
  1. A partir de quantos anos e até quando podemos dar o banho de balde? Pode-se dar o banho desde o nascimento, sendo inclusive o primeiro banho do bebê. A indicação é de até 6 meses, mas muitas mães continuam dando até 1, 2 anos de idade. Se ainda for agradável ao bebê. Sempre adaptando o tamanho do balde.
  2. Que balde usar? Existe no mercado uma marca específica que é a Tummytub que custa, aproximadamente, R$ 140,00. Mas, pode-se perfeitamente utilizar o balde comum com capacidade em torno de 15 à 18 litros. Este deve ser esterelizado e utilizado somente para o banho.  Deve ter as alças reforçadas, as bordas lisas e largas. Fiquem atentas para que não haja nada em sua superfície que possa machucar a pele do bebê.
  3. Qual a quantidade de água e a temperatura ideal? A água deve ficar na altura dos ombros do bebê. Lembrem-se que por causa da massa corporal, quando colocamos o bebê na água o nível sobe. Portanto, encha o balde com 1/3 de água, coloque o bebê e depois complete com água até chegar na altura dos ombros. A temperatura deve ser agradável e variando de 37 à 38 graus. 
  4. Por que o banho de balde é bom? A posição fetal, a água quente e as paredes do balde lembram o interior do útero. Com isso, o bebê relaxa e acalma. Ideal para evitar insônias. A água quente, além de ajudar a relaxar,  é analgésica, o que colabora para amenizar e evitar as cólicas.
  5.  De que forma devo colocar o bebê no balde? Se o bebê for novinho o enrolamos como um charutinho em uma fralda toalha e com o bebê de frente para nós submergimos o seu corpinho aos poucos na água até a altura dos ombros. Seguramos o mínimo possível o seu pescoço, afim de o seu rosto não mergulhar na água. Como esse banho relaxa muito os bebês tendem a dormir, por isso, devemo ficar atentos para que a cabecinha não tombe. Atenção: NUNCA DEIXE O BEBÊ SOZINHO
  6. Pode-se dar banho com a função de limpeza? Sim. O banho de balde tem a função de relxar e acalmar, mas também a de higienização. Para tanto, o bebê deve estar nu e o banho deve ser dado normalmente. Iniciando-se pela cabeça, rosto e depois o corpo.

Farei um vídeo demonstrativo e postarei aqui para vocês, ok?!!
     Espero que tenha conseguido esclarecer algumas duvidas e curiosidades sobre o famoso banho de balde. Se tiverem outras dúvidas e curiosidades deixem um recadinho aqui que tento esclarecer para vocês.
Um beijo grande e boa sorte.

Um comentário:

  1. Meu filho tomou banho de balde ele adooorava hoje ele está muito grande não cabe mais tem que ser bacia kkkkkkkk

    ResponderExcluir