Vídeos da Casa do Crescer

Loading...

domingo, 7 de março de 2010

A importância do movimento para os bebês

 A criança em seus primeiros anos precisa muito movimentar-se. É por meio do movimento que ela explora seu corpo, que interage com outras crianças e com o ambiente que a cerca.
Se o bebê ficar o tempo todo no berço e/ou cercadinho, não terá a chance de explorar e experimentar deixando de desenvolver aspectos importantes.
Quando deixamos o bebê deitado no berço, ele fica olhando sempre o teto, quando recostamos em almofadas e travesseiros, ele poderá ver outras coisas e terá mais possibilidades de interação com outras pessoas (crianças e adultos). Sorrirá, ouvirá pessoas falando com ele, enfim, verá o mundo sob outra perspectiva. E isso é importante para enriquecer suas experiências.
Se colocarmos o bebê no chão eles poderão realizar movimentos mais amplos, provocando deslocamentos de seu corpo. Importante esse espaço para o bebê engatinhar, ir ao encontro do que deseja, explorando o ambiente e experimentando novas sensações.
Assim, eles aprendem a se reconhecer como um organismo independente dos outros.
Então, fica a dica: 

Fiquem atentos na forma em que estão interagindo com seus bebês!!

2 comentários:

  1. Convite para o Dia sem Carne:

    http://sementeperegrina.blogspot.com/2010/03/dia-sin-carne.html


    Luciana Onofre

    ResponderExcluir
  2. Olá, dei uma rapida passadinha pelo blog, bem legal.
    Em relação aos movimentos dos bebês pqnos, aprendi algo que achei muito bom. Moro na NZ e aqui ja nas primeiras semanas o bb vai pro chão (numa cobertinha fina, só para nao ficar direto no carpete) e e´colocado primeiro um livro com figuras em preto e branco pois ainda nao definem as cores. Conforme as semanas vao passando, pode colocar brinquedos e movimentar um brinquedo lentamente perto do bebê pra que ele perceba o mundo em sua volta, movimentando os olhos e depois de algumas semanas a cabeça. O indicado é em torno de 5min, 3 vezes ao dia, mas começa bem gradual.
    Com o passar das semanas, o bb começa a levantar a cabeça do chão, fortalecendo os musculos, nas semanas seguintes faz o mesmo com os braços, sempre trabalhando os musculos de uma forma gradual tbm pois ele nao é forçado a ficar em uma determinda posição a nao ser deitado de barriga pra baixo.
    Aki, para engatinhar e caminhar tbm é uma determinação do bb, tudo começa com esse exercicio do "tomme time", de barriga pra baixo. O bb vai sozinho se preparando, preparando os musculos e descobrindo o seu mundo em volta. Tanto para, sentar, enagtinhar e caminhar! Eu como mãe, posso dizer que é muito melhor do que tentar ensinar o bb a ficar de pé ou sentado. Quando eles descobrem sozinhos, é algo maravilhoso, motivo de orgulho pra nós pois são as primeiras contidas dos nossos bbs. E tudo começa no tomme time. Se nao ficou muito claro, posso ver um video sobr o assunto. Mas achei legal contribuir com esse exercicio para bbs.
    Abarços.

    Nany!!!

    ResponderExcluir